Escolhidos para você

Pokémon! O que te vem à cabeça quando você ouve o nome dos monstrinhos que conquistaram o mundo. Já são 24 anos da franquia que está em todos os lugares: jogos eletrônicos, parques, pelúcias, jogos de cartas, tabuleiros, roupas, cadernos e muitas outras coisas. Entretanto, a concepção da ideia dos monstrinhos de bolso veio um pouco antes, pelos idos de 1990, com o seu criador, Satoshi Tajiri.

Tajiri tinha um hobbie quando criança. Ele colecionava insetos. E lá no começo da década de 90 havia um game de bolso chamado Game Boy. Quando teve a oportunidade, Tajiri desenvolveu a ideia e apresentou. Era o nascimento de uma das maiores e mais rentáveis franquias de jogos, com o lançamento de Pokémon Red & Green, no Japão. Portanto, Pokémon tem cerca de 30 anos e sempre se reinventa a cada temporada. Depois dos games foi a vez de virar mangá e anime, potencializando o seu sucesso. E até hoje estamos acompanhando as aventuras de Ash e Pikachu por causa disso.

Porém, existem quase 900 monstrinhos contabilizando todas as gerações, lendários e não-naturais (Mewtwo, por exemplo). E o mais curioso é que justamente o Pikachu não é um dos queridinhos do público. Isso já era informação conhecida, mas o Google recentemente criou uma enquete e votação aberta ao público. Nela você poderia escolher e votar em qualquer um dos pokémons. E desta forma foram apurados os vencedores por região e os 10 mais votados no todo.

Quem é esse Pokémon… mais votado?

A enquete do Google foi feita mais em tom de brincadeira e homenagem, devido ao Pokémon Day de 2020. E apurados os votos, o pokémon mais votado foi Greninja (140.559). A forma evoluída do pokémon inicial de Kalos ficou como o queridinho dos fãs. Talvez parte dessa conquista seja devida ao seu incrível desempenho e a forma como foi trabalhado no mangá e anime. Neles, Ash e Greninja alcançam uma ligação única durante o treinamento e a batalha final na Liga de Kalos. A forma Ash-Greninja deixa o pokémon com características únicas e similares a de seu treinador. Ele até ganhou uma distribuição exclusiva nos games para Nintendo 3DS.

Em segundo e terceiro lugares ficaram Lucario (102.259) e Mimikyu (99.077). Sendo que Lucario já é velho conhecido dos fãs e há toda uma mística envolvendo sua história. Interessante que ambos, Lucario e Greninja, são pokémons que fizeram muito sucesso ao entrar para a série de games do Super Smash Bros. Já Mimikyu só ganhou destaque recentemente, com a região de Alola. Mas certamente o mistério envolvendo o pokémon do tipo fantasma, que utiliza uma “costume” de Pikachu e odeia intensamente qualquer Pikachu que cruze seu caminho, atraiu os fãs.

A lista é completada por: 4º Charizard, 5º Umbreon, 6º Sylveon, 7º Garchomp, 8º Rayquaza, 9º Gardevoir, 10º Gengar. Pikachu, por sua vez, ficou apenas em 19º lugar.

E vocês, quais os seus pokémons preferidos?