Escolhidos para você

Quando “O Dilema das redes” entrou no catálogo da Netflix, fiquei com receio de assistir. Ele traz grandes nomes do mercado e engenheiros de redes sociais como Facebook, Pinterest e Twitter. Contudo, mais uma vez as mídias mostraram o seu poder; ao ver várias pessoas comentando a respeito, fui influenciada e parei para ver.

O objetivo de “O Dilema das redes” é mostrar como o algoritmo trabalha e afeta o nosso psicológico. Como nos vendemos ao alimentar essa mídia com informações sobre: gostos, localizações, interesses e detalhes da nossa vida particular. É incrível e assustador reconhecer que a tecnologia está cada vez mais precisa e aperfeiçoada. As mídias sociais deixaram de ser uma ferramenta e se tornaram uma máquina de manipulação.

O meu receio de assistir ao documentário foi por pensar que as informações transmitidas seriam exageradas. Sabemos das consequências negativas ao usar as redes, pois as pessoas escolhem o que desejam compartilhar. Eu gosto de usá-las para mostrar o que me atrai. Uso essa ferramenta para trabalho e compartilho links, artigos, fotos e notícias. No entanto, por mais que eu pense antes de clicar no botão “publicar”, com todo esse avanço, fica difícil saber: o que é seguro para compartilhar online?

 

Por que deixamos as mídias sociais controlar as nossas vidas?

 

Então, em algum momento, mesmo sabendo da importância do alerta, cogitei que a discussão seria para culpabilizar os usuários. E é preciso muito cuidado ao falar sobre; afinal, estamos lidando com um vício que afeta o psicológico de milhares de pessoas.

Porém, senti que Jeff Orlowski soube conduzir essa discussão muito bem. Todos os convidados são profissionais com grande experiência na área que atuam. Então temos: depoimentos, dados e opiniões bem fundamentadas. E se você não entende nada a respeito e tem medo de se sentir perdido, fique tranquilo. Enquanto os convidados apresentam dados científicos, há uma representação didática com atores que encenam uma família em crise.

Achei essa proposta interessante, já que o objetivo é tornar esse conteúdo acessível e atingir o máximo de pessoas possíveis. Os aplicativos e os serviços oferecidos estão deixando as pessoas cada vez mais dependentes e depressivas. E essa é uma pauta atual, urgente! É importante falar sobre Fake News, eleições, dados e manipulação.

 

O Dilema das redes pode não oferecer soluções concretas e completas, mas nos coloca na direção certa. Precisamos conversar a respeito e entender que não existe mais privacidade. Já assistiram? O que acharam do documentário?

 

Fonte: Sai da Minha Lente