Escolhidos para você

Quando a Amazon Prime chegou ao Brasil, decidi assinar o serviço deles sem muitas expectativas. No começo queria aproveitar apenas o frete gratuito – já que eu compro no site com frequência– mas acabei aproveitando outros serviços que estão incluídos no valor mensal da assinatura (R$9,90). Todavia, a empresa também trouxe três modelos de Amazon Echo e apesar de nunca ter imaginado transformar a minha casa utilizando comandos inteligentes, investimos no modelo Echo Show 5.

Echo Show 5 conta com um alto-falante de 4 watts e também uma tela sensível ao toque de 5,5 polegadas para mostrar letras de músicas, séries do Prime Video e outras informações visuais da assistente pessoal da Amazon. Decidi compartilhar os recursos que mais utilizo, caso alguém tenha dúvidas se vale a pena o investimento.

 

Ouvindo as minhas playlists favoritas

É possível conectar a sua conta do Spotify e controlar a reprodução do áudio na tela de toque e usar comandos de voz para aumentar o volume e trocar as músicas da playlist. Gosto de usar esse recurso para escutar os podcasts que acompanho enquanto realizo outras tarefas. E se você for assinante da Amazon Music, também é possível acompanhar a letra da música na tela enquanto a escuta – achei essa função interessante para treinar o meu inglês e ver a letra dos lançamentos.

 

Escutando os meus livros no Echo Show

Se você tem livros digitais no Kindle, pode usar este recurso com a Alexa. A Amazon Echo consegue converter o texto em áudio e é possível ouvir o conteúdo ditado. A assistente lê livros comprados na loja da Amazon ou baixados por meio da assinatura do Kindle Unlimited ou Prime Reading (este serviço está incluso na assinatura de R$9,90). Se você for assinante de alguma plataforma que ofereça audiobooks, pode ser que não curta tanto essa função. Pois como é a assistente que lê, não há entonação correta, como os profissionais da área o fazem. No entanto, achei essa experiência válida.

 

Seguindo receitas no Panelinha

Conectei o Echo Show em um cômodo próximo da minha cozinha; por isso consigo escutar as receitas e (quando preciso) acompanhar o passo a passo na tela. Uso o skill da Panelinha e sigo a lista de ingredientes e instruções quando quero testar uma receita nova.

 

Também é possível usar skills de jogos como: Show do Milhão, Perguntados, O que você prefere?
Já estou há alguns meses testando o aparelho e algo que percebi logo de cara é que a Alexa foi “treinada” para entender a maneira “brasileira” de pronunciar palavras em inglês. Por isso, é preciso paciência na hora de pronunciar, porque nem sempre ela compreende de imediato. Existe alguns erros de interpretação, mas nada que prejudique a experiência. Também temos a versão echo dot em casa e recomendamos bastante.