Escolhidos para você

Em 2012, quando JK Rowling se aventurou por outros mundos, após o término da franquia Harry Potter, lançando o livro Casual Vacancy (Morte Súbita, em português), a crítica não perdoou e foi ferrenha em afirmar que nossa rainha só sabia escrever sobre o bruxinho e seu universo mágico.

Admito que eu mesma não tive muita paciência com o romance de estreia “pós mundo mágico” de Rowling. Porém, menos de um ano depois, fomos brindados com The Cuckoo’s Calling (O chamado do cuco,  no Brasil). Que sob o pseudônimo de Robert Galbraith, narra a trajetória do detetive particular Cormoran Strike e sua assistente inusitada, Robin Ellacott, desvendando um crime que foi dado como suicídio pela polícia britânica.

Curiosidade: quando Robert Galbraith foi revelado como pseudônimo de Rowling por um funcionário de um escritório de advocacia e a informação foi passada para o jornal The Sunday Times, foi aberto um processo pela equipe da editora Sphere, responsável pelo lançamento do livro. Toda a indenização, bem como doações obrigatórias que constam no processo e os lucros de vendagem do livro durante três anos, foram destinados à Soldier’s Charity, uma instituição britânica que oferece apoio à ex soldados e suas famílias. Essa decisão foi tomada justamente por conta do passado do personagem principal da história, ex soldado que perdeu sua perna em ação e que por conta disso enfrentou muitas dificuldades de adaptação pós serviço militar.

Após o sucesso de O Chamado do Cuco (2013), foram lançados O bicho da seda (2014), Vocação para o mal (2016) e Branco letal (2019), todos acompanhando as aventuras de Cormoran e Robin, desvendando mistérios de crimes envolvendo pessoas ricas e famosas da alta sociedade britânica e a que ponto eles podem chegar pelos mais diversos motivos.

Há cerca de uma semana, a editora britânica responsável pelo lançamento da série, divulgou a data de lançamento de Troubled Blood, o quinto livro de “Robert Galbraith”, para 29 de setembro, em inglês. A editora Rocco, responsável pela edição dos livros brasileiros e também pela saga Harry Potter, anunciou que teremos uma versão de Troubled Blood em português, porém ainda sem data. Mas seguindo a métrica dos demais livros, não devemos esperar a tradução para muito menos do que meados de abril de 2021.

 

“Strike” também se tornou uma série de TV exibida no Brasil pelo canal MAX e pelo aplicativo HBO Go, e conta com sete episódios que narram a história dos três primeiros livros da série e as filmagens dos quatro episódios sobre “Branco letal” já estão concluídas. Porém ainda sem data para exibição.

Particularmente, apesar de não ter nenhum apreço por Morte Súbita, sou muito fã da saga Cormoran Strike e sempre que posso recomenda a leitura da mesma para todo mundo. São livros muito bem escritos, coma uma narrativa fluída, detalhes o bastante para você entender as cenas de crime, porém sem enrolação desnecessária. Um mistério que faz você não conseguir parar de ler nunca e ficar montando suas próprias teorias a respeito de quem é o culpado, na mesma medida que Agatha Christie!

E aí, quem mais curte essa série? Bora colocar na lista de leituras para esse ano? Prometo que vocês não vão se arrepender! 😉