Escolhidos para você

Estava eu de boas, jogando Nintendo Switch, quando notei que minha noiva não saía do celular. E de lá vinha um sonzinho épico, uma música que começou a chamar a atenção. Então fui ver e ela estava jogando Empires & Puzzles: Epic Match 3. É claro que levei algum tempo para processar o nome e só depois entender do que se tratava. Mas ao analisar melhor, acabei vendo que era um jogo até que bem interessante e aí compreendi o porquê do nome. Todavia, adivinhem só quem eu já viciei no app? Sim, acabou me pegando pra jogar também.

Mais que um simples puzzle

Uma das coisas que mais tem em apps de jogos são aqueles de puzzles. Candy Crush que o diga. Depois deste jogo pioneiro, muitos surgiram com as mais diversas premissas, e não foi diferente com o Epic & Puzzles. Tanto que esta é a versão 3 e ele já existe há alguns anos. Desde então só veio crescendo e possui uma fã-base bem grande e mundial. Então resolvi trazer um pouco sobre ele aqui no blog.

O game mistura elementos de RPG com puzzle em um ambiente épico e medieval, onde um reino próspero e de luz está em embate contra um lorde das trevas e todo o seu reino obscuro. Basicamente esta é a premissa da história. E você é um comandante de exército da luz que terá a função de guiar e evoluir seus guerreiros, enquanto o rei está sob controle do lorde das trevas.

Para tal, você terá a sua disposição recursos minerais, alimentos e uma cidade para desenvolver e subir de nível. Ao mesmo tempo, contará com um exército cujos guerreiros se dividem em 5 categorias de acordo com o tipo e dentro destas há níveis diferentes de guerreiros. Desde os mais simples no início da empreitada até os mais poderosos. Todos eles passíveis de progredir em XP e melhorar seus atributos de ataque, defesa e vida. Contam com habilidades especiais ativadas por uma barra de mana. Vejam então quantos elementos de RPG presentes no game.

Agora, você partirá para o mundo aberto, com a missão de seguir ponto a ponto, vencendo inimigos, conseguindo espólios e avançando no mapa. Aqui o jogo já ficará ao estilo de Candy Crush. As lutas acontecem em uma tela de puzzle, contento os atributos dos guerreiros. Aliás, atributos estes que se dividem em 5 tipos: Fogo, Gelo, Natureza, Escuridão e Luz.

Complexo e cheio de detalhes, mas muito viciante

De início ele parecerá complexo. Há muito informação e coisas a aprender e ao longo de todo percurso haverá algo novo a tomar conhecimento. Mas é muito viciante, você deseja sempre progredir e melhorar a equipe, sendo que esta conta com 5 guerreiros e pode ser formada mais de uma equipe e deixar salva. Além disso, há possibilidade de enfrentar equipes de outros jogadores e se unir em clãs. Sendo que este último caso ainda libera batalhas específicas dentro do jogo, como se fossem sidequests.

Eu recomendo mesmo o joguinho, que infelizmente só funciona com acesso à Internet. Mas ele não requer de fato muitas compras no app para que você se divirta e fique entretido. Em alguns momentos terá de focar em treino da equipe para melhora-los e também aguardar o tempo necessário para que a cidade se desenvolva e você possa prosseguir na aventura, mas nada muito chato de se aguardar. Está na medida certa.