Escolhidos para você

E aí pessoal, ontem tivemos a Primeira Pokémon Direct do ano. E nesta direct, com um vídeo resumido de 4 minutos, constatamos uma gama enorme de novidades que estão por vir. Falarei um pouco delas e o que achei das novidades.

Expansion Pass

Pela primeira vez na franquia Pokémon teremos Passe de Expansão para um jogo oficial lançado. Até então, os jogos sempre foram lançados em dupla. Duas versões que se conversam e se complementam. Entretanto, era costume lançar uma terceira versão pouco tempo depois, contando com novidades no mesmo game da geração. Depois foram as versões DX de jogos antigos com muitas melhorias e nomes mais atrativos.

Todavia, agora temos passe de expansão para quem quiser incrementar a aventura. Não é algo sumariamente obrigatório, porém, foi possível identificar a inclusão de centenas de pokémons que não constam na National Dex do jogo Pokémon Sword & Shield. Logo, se quiser completar ainda mais a dex, prepara o bolso para adquirir os passes. E falei no plural mesmo! Serão dois passes de expansão: The Isle of Armor e The Crown of Tundra.

Ademais, estas expansões contarão com novos ambientes que vão além do continente Galar mostrado no mapa do jogo. Incluem também pokémons lendários específicos para cada uma delas, bem como pokémons já conhecidos, mas que estarão especificamente em uma expansão mas não em outra. Entenderão como funciona?

O que achei da ideia

Sinceramente, fiquei bem pouco surpresa. O fato de não ter uma dex completa no jogo de lançamento já me fez pensar que certamente uma DLC ou expansão seria lançado. Mas agora, duas expansões, contendo conteúdos distintos entre elas e bem específicos para cada uma, com pokémons lendários inclusive… isso sim me surpreendeu. E pior, pelo que foi mostrado, tenho plena certeza de que ainda teremos ao menos mais duas expansões. Ao ver o vídeo, a câmera desloca para leste em uma das versões e para sul em outra. Restam o norte e o oeste.

A ideia, por olhos capitalista, é ótima. Inovadora. Mas pesada no bolso. Portanto, não teremos um novo, novo, novo mesmo pokémon tão cedo. O que ainda me chateia é que eles forçaram ainda mais o esquema de troca para obter um pokémon que você não tem. Eles estão divididos em maior número entre as versões, e expansões. Isso para quem adora determinado poké ou combinação de equipe é devastador. E antes de terminar, ainda teremos mais versões novas de pokémons. De todas elas, as versões dos 3 pássaros lendários ficaram surreais. Fora isso, mais formas dinamax foram apresentadas, incluindo aí: Blastoise, Venessaur e os três inicias de Galar em sua forma final.