Escolhidos para você

Fala galera, tutupom? Quinta feira, 12 de dezembro e isso quer dizer o que? O que? Isso mesmo! Que amanhã é sexta feira treze! Muaaaaa hahah Ninguém com triscaidecafobia aqui não, né? Então vamos falar um pouquinho dessa data tão curiosa e tão acercada por mitos e como ela se relaciona com Harry Potter! 😉 Aliás, alerta: esse post contém spoilers!

Contextualizando: o mito da sexta feira treze é, originalmente, uma miscelânea de diversos mitos. O primeiro deles remonta a crucificação de Jesus, que ocorreu numa sexta feira (conhecida hoje como sexta feira Santa) e o fato de que a fatídica ceia que culminou na traição de Judas e na crucificação de Jesus ter contado com treze discípulos. A soma dos dois fatores, sexta feira + treze, pode ter originado o mito do dia mais azarado do ano!

Outra hipótese histórica é de que o rei Felipe IV, monarca francês, ao se sentir ameaçado pela influência da Igreja na França, tenha requisitado a sua filiação à Ordem dos Cavaleiros Templários e que após a recusa dos mesmos tenha ordenado a perseguição dos templários numa sexta feira, treze de outubro de 1307.

Há ainda uma terceira hipótese e que para mim parece a mais válida, é a de que no processo de cristianização dos bárbaros na Europa medieval ocorreu a demonização da Deusa Friga, deusa do amor e da beleza, que passou a ser descrita como uma bruxa que toda sexta feira se reunia com onze feiticeiras e o demônio em pessoa (somando treze pessoas) para lançar pragas contra a humanidade, de modo a incutir medo nos resistentes seguidores e adoradores da deusa escandinava. (Fonte: Brasil Escola). Pausa para a hashtag #PPNtambémécultura !

Dito isso, onde entra o mito a cerca do número treze em Harry Potter? Bom, para aqueles que, como eu, sabem a história toda de cor, não é difícil lembrar de uma passagem em Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban onde, no almoço de Natal, Sibila Trelawney, a vidente incompreendida (leia esse post para entender), ao ver Harry e Rony se levantarem da mesa exclama: “Meus queridos, qual de vocês se levantou da cadeira primeiro? Qual?”, ao que Rony responde: “Eu não sei!”.

Ela estava prevendo que a “maldição dos treze“, que afirma que “quando treze comem juntos, o primeiro a levantar será o primeiro a morrer” estaria se abatendo sobre um dos meninos, porém ela é, mais uma vez, ridicularizada por McGonagall que afirma: “Duvido que vá fazer diferença, a não ser que o tarado da machadinha esteja esperando aí fora para matar o primeiro que sair para o saguão!”.

“Ah mas nem o Harry nem o Rony foram os primeiro da mesa a morrer! O Dumbledore morreu antes de todos eles!” TÁ AÍ AMADOS! Qual o ponto central de prisioneiro de Azkaban? Rabicho! O “querido amigo” traidor e culpado pela morte prematura dos Potter, que há doze anos estava escondido sob o disfarce de Perebas, o rato de estimação do Rony. Mesmo oculto pela sua condição de animago ele ainda aparecia como Pedro Petigrew no mapa do maroto, certo? Ele ainda era humano! Naquele ano e após as diversas investidas de Bichento, o gato de Hermione, contra Perebas, Rony o coloca no bolso, na manhã de Natal, antes de sair do dormitório, LOGO, quando Sibila chega para se sentar, crendo que será a décima terceira convidada à mesa, já existem treze pessoas sentadas. Entre alunos, professores, Harry, Rony, Mione e no bolso de Rony, Pedro Petrigrew!

Quando Sibila chega, Dumbledore, como cavalheiro que é, se levanta para recebê-la. “- Sibila, mas que surpresa agradável! – saudou-a Dumbledore, levantando-se.” LEVANTANDO-SE. Logo, ele é o primeiro a se levantar a mesa onde comiam treze e por tanto, mais tarde, cumprindo mais uma vez a profecia de Sibila Trelawney, o primeiro a morrer. #ShameOnYouMconagall!

Alguns anos depois, em Relíquias da Morte, das 14 pessoas que saem da casa dos Dursley no resgate de Harry, apenas doze voltam para A Toca. Mundungo e Olho Tonto não voltam, pois, Mundungo foge e Olho Tonto é morto ao ser derrubado da vassoura. Somando os doze com Gina e Molly, que já estavam n’A Toca, eles são quatorze, porém Kingsley vai embora antes de Gui servir à todos uma bebida em homenagem à morte de Olho Tonto Moddy. Não há uma mesa, nem uma refeição, mas são treze pessoas compartilhando aquele brinde juntos e Lupin é o primeiro a anunciar que está de partida para iniciar as buscas pelo corpo de Moddy e poucos meses depois, ele é o primeiro deles a morrer na Batalha de Hogwarts.

Coincidência? Talvez! Mas que deixa à todos pensativos, ah isso deixa, não é mesmo? JK Rowling é conhecida por não dar muitos pontos sem nó, então duvido que os fãs tenham sido os primeiros a notar essa suposta coincidência. Intencional ou não!

E vocês, o que acham? Vão começar a contar quantas pessoas tem na mesa agora antes de se sentarem? hahaha Boa sexta feira treze para vocês e abracem muitos gatinhos pretos por aí!