Escolhidos para você

Eu amo livros de fantasia com elementos de suspense. Changeling foi o meu primeiro contato com a escrita de Victor LaValle e fiquei completamente envolvida com esta leitura. A trama foi bem desenvolvida e me deixou com aquela sensação assustadora de que alguém estava me observando enquanto eu lia.

Sobre a história

Apollo Kagwa tem alguns sonhos estranhos que o assombram desde a infância. Seu pai abandonou a família quando ele ainda era pequeno; apesar da sua mãe fazer tudo o que estava ao seu alcance para suprir essa ausência, esse sentimento de desemparo continuou afetando sua vida até a fase adulta. Quando ainda era criança, encontrou refúgio nos livros e decidiu fazer dessa paixão um negócio chamado Improbabilia. Ele começou a revender edições antigas e isto acabou se tornando a sua profissão.

As coisas começam a mudar quando ele conhece uma bibliotecária chamada Emma e se apaixona por ela. Felizmente o sentimento é recíproco e Apollo comemora quando descobre que a mulher da sua vida estava grávida. Ele se prepara pra oferecer o melhor para o seu filho e se tornar o pai que ele nunca teve. Nas primeiras semanas após o nascimento de Brian a vida parecia perfeita. O casal não podia deixar o trabalho de lado, mas isso não era problema. Apollo carregava Brian para todos os cantos e registrava todos os momentos que passavam juntos.

Algo começa a dar errado

Quando Emma retornou ao seu trabalho, após a licença maternidade, começou a agir de maneira estranha. Sua irmã associou esse comportamento à depressão pós-parto. No entanto, Emma tenta dizer que está bem e jura estar recebendo fotos do seu filho com mensagens de texto de algum desconhecido. Mas quando ela tenta mostrar essas provas para outras pessoas, essa mensagem desparece – como se nunca tivesse existido.

Emma planeja batizar Brian sem avisar Apollo, mas quando ele descobre a sua intenção se recusa e a coloca para fora de casa. Quando ele acorda, percebe que está amarrado. Sem entender o que estava acontecendo, ele se dá conta de que Emma estava matando o bebê. Ao tentar reagir e pedir ajuda, Emma o acerta com um martelo e foge pela janela.

Vale a pena ler?

Vou parar de falar sobre a história para evitar spoilers que comprometam a sua experiência de leitura. E pode acreditar que a informação sobre esta ação de Emma não é nada se comparado o que está por trás desse mistério todo. Changeling me deixou sem palavras! É um livro de terror com fantasia e tem várias referências de contos de fadas.

Apollo tem todas as características que me atraem, é inteligente e faz de tudo para agradar aqueles que ama. Ver o seu esforço para ser um bom pai e viver ao lado do seu filho, momentos que nunca teve quando era criança, é lindo. Só que quando chegamos na parte crítica da história, quando o pior acontece, entendemos os perigos das mídias sociais. Apollo gostava de compartilhar fotos e situações ao lado de Brian, mas não fazia ideia de que a tecnologia se tornaria um inferno na sua vida.

Não posso deixar de citar que gostei das referências usados pelo autor e das duras críticas raciais presentes na obra. É uma história que precisa ser sentida! A verdadeira mágica de Changeling não está nas criaturas que aparecem (trolls, bruxas, pactos), mas sim no amor de um pai que é capaz de fazer de tudo para proteger a sua família.

Apenas leia!
Fonte: Sai da Minha Lente