Escolhidos para você

E aí pausadores! O Nintendo Switch Lite finalmente foi confirmado pela própria Nintendo. A mesma já veio com tudo de uma só vez, pois, além do anúncio, já trouxe diversas informações, imagens e vídeo.

O irmão caçula

Cerca de 2 anos e meio após o lançamento do Nintendo Switch, teremos agora seu irmão caçula: Nintendo Switch Lite. A vindoura existência desse modelo de Switch já era algo há muito especulado. Diversos gamers e digital influencers reiteravam informações vazadas de que em breve ele surgiria. E no dia 10 de julho tivemos a confirmação final.

Enquanto o Nintendo Switch é um console híbrido, sua versão Lite será apenas portátil. O primeiro pode ser utilizado na dock, em mesa com TV ou então em mãos (on the go). Já o segundo, apenas como portátil, terá (ou deixará de ter) algumas funcionalidades.

As principais diferenças estão no tamanho (um pouco menor que o Switch), sendo assim a tela será menor. Os joy-con não existem, pois os controles e botões fazem parte do corpo do console portátil. Logo, alguns jogos que utilizam os sensores de movimento necessitaram de pares extras para funcionar ali. O D-pad volta a ter um design clássico, o HD rumble foi retirado, assim como o sensor de câmera IR.

A pior parte fica por conta de jogos que não tem suporte handheld. Ou seja, não funcionarão nesta versão Lite. No mais, ele virá com 3 opções de cores: Amarelo, Cinza e Turquesa. Será mais leve e fácil para transportar.

Opinião

A princípio, e considerando que o próprio Nintendo Switch pode ser usado como portátil, não vejo muita razão comercial para fazer esta versão Lite. Primeiro porque ela para ser concretizada precisou sofrer retirada de algumas funcionalidades. Segundo, o preço! O Switch original custa US$ 300 enquanto a versão Lite custará US$200. São 100 dólares de diferença por algo que terá funções a menos. Não me parece que compensa. Talvez em lugar de uma versão Lite, uma versão melhorada do próprio Switch seria uma boa. Claro que isto poderia incorrer em um valor maior para comprar o console, mas teria coisas a mais e não a menos.

Por fim, a data de lançamento do Nintendo Switch Lite está prevista para 20 de setembro deste ano. E uma versão especial de Pokémon Sword & Shield está prevista para 8 de novembro, pouco antes do lançamento do jogo. Esta versão será na cor marfim (quase branca), com botões de cores azulada e rosada, seguindo o esquema do jogo Pokémon. Contará ainda com um esboço dos lendários na parte de trás.