Escolhidos para você

A Disney anunciou ontem a oficialização da aquisição do estúdio 21st Century Fox. As negociações estavam acontecendo desde dezembro de 2017 e a compra não aconteceu até então por conta de questionamentos em países como o Brasil e México. Por aqui, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou uma fusão entre as companhias, mas determinou que será obrigatória a venda do canal Fox Sports no Brasil. O negócio foi fechado por 71,3 bilhões de dólares e entra em vigor já a partir de hoje. Quando as negociações começaram, a Disney havia oferecido 52,4 bilhões de dólares – quantia que subiu por causa da concorrência com a Comcast, também interessada na compra.

“Este é um momento histórico e extraordinário para a Disney, que criará um valor significativo de longo prazo para nossa empresa e nossos acionistas. Combinar a riqueza de conteúdo criativo e talentos comprovados da Disney e da 21st Century Fox cria a companhia de entretenimento global mais proeminente, bem posicionada para liderar em uma era incrivelmente dinâmica e transformadora” – Robert A. Iger, presidente e diretor executivo da The Walt Disney Company.

Agora, a Disney passa a controlar divisões de filmes e TV da Fox, o equivalente a dois terços da companhia, incluindo a distribuidora Fox Searchlight (responsável por filmes como A Favorita e A Forma D’Água). As exceções ficam por conta de produtos como a rede americana Fox News e a maior parte das operações globais do canal Fox Sports – ambas pertencentes à Fox Corporation, empresa derivada que surgiu em janeiro de 2019 para administrar ativos não adquiridos pela Disney.

Isso tudo significa que o Mickey e sua turma passam a ter os direitos de franquias como X-Men, Avatar, Quarteto Fantástico, Os Simpsons e Deadpool. A novidade é animadora especialmente aos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel, que agora podem ter esperança de verem esses personagens se juntarem aos Vingadores. Quem sabe já não role uma participaçãozinha nas cenas pós-créditos de Vingadores: Ultimato?! Também já iniciaram alguns rumores de que o filme Novos Mutantes, previsto para agosto, será liberado apenas no Disney+, o serviço de streaming que a Disney pretende lançar em breve.

O ator Ryan Reynolds, que interpreta Deadpool, já está comemorando no Twitter:

O site oficial da The Walt Disney Company também já conta com um enorme banner mostrando os novos moradores da casa: