29
ago
2017

Fragmentos do Horror – Junji Ito


Por Lívia Jurkowitsch 

O Japão é um país muito peculiar, todos sabem disso, e isso é perceptível em diversas formas, mas tem algo nessa peculiaridade que sempre me atraiu! E a melhor forma de ver essas esquisitices interessantes são nas obras de horror. Sempre tive muita curiosidade em saber da onde eles tiram tantas ideias malucas que consegue ao mesmo tempo te deixar com medo, mas também maravilhado, e esse seria um resumo perfeito da obra de Junji Ito.

Ito é especialista em mangás de Horror, e ele vem fazendo isso desde 1987. Já teve diversas obras adaptadas para o cinema e suas obras já foram traduzidas para diversas línguas. A mais recente lançada no Brasil foi a coletânea Fragmentos do Horror.

Lançada pela Dark Side com um acabamento muito bacana! O livro tem capa dura, como todos da editora, a capa é igualzinha ao original, e ainda vem com um acabamento em verniz que deixa uma imagem bem interessante escondida. O formato de leitura é igual ao asiático, então não vai começar o livro do jeito tradicional, tem que ler de trás para frente. Fui procurar o original para comprar a tradução, e ela foi muito fiel ao material original.

A coletânea conta com 8 histórias curtas sobre diversos assuntos, e é uma mais maluca que a outra. O desenho de Junji Ito é absurdamente bom, o que deixa o trabalho ainda mais interessante e amedrontador. O interessante dessa coletânea é que você não precisa ter vastos conhecimentos sobre a cultura japonesa para entender as histórias, já que o assunto horror japonês sempre vem muito carregado de medos, superstições que vem muito da cultura dos japoneses, o que por muitas vezes deixa os leitores que não estão acostumados com essa cultura, meio perdidos.

O livro é tão bom que eu terminei de ler em um dia e  ainda queria mais! São histórias pequenas mas que te deixam pensativo por horas! É um ótimo material para quem gosta de mangás ou de histórias de terror! Recomendaria também para pessoas que estão procurando um material para iniciar sua leitura no assunto de terror oriental!