Escolhidos para você

Por Lívia Jurkowitsch

Kingdom Hearts é uma franquia adorada por muitos desde o seu lançamento em 2002! Sim a franquia tem já 15 anos, e hoje conta com 11 jogos no total. Unindo dois temas que são muito famosos pelo mundo, Kingdom Hearts é a junção do mundo de Final Fantasy com o mundo da Disney. Não tinha como dar errado certo?

Bem, mais ou menos. Eu sou uma jogadora de Kingdom Hearts há bastante tempo, e já joguei cada jogo pelo menos 3 vezes, mas uma coisa que sempre me incomodou muito é a confusão que sempre existe na história dessa franquia. Demorou muito tempo para eu começar a entender a bagunça que o criador Tetsuya Nomura inventou e hoje eu pretendo explicar um pouco dessa maluquice toda para vocês. O POST VAI TER SPOILERS DE TODOS OS JOGOS, POR QUE SEM SPOILERS NÃO DÁ PARA EXPLICAR NADA!

Para começar o jogo foi lançado meio a moda Star Wars. Como assim Lívia? Primeiro temos um jogo que aparentemente não era para ter continuação, assim como o episódio 4, mas que fez tanto sucesso que uma sequência foi feita, KH 1 e KH 2. Porém os fãs pediam por mais e mais, e então mais jogos foram fendo feitos e enfiados no meio dessa história toda, com prequells e sequencias que em um olhar geral não seguem a mesma ordem de lançamento e da time line do jogo. Dito isso, apesar de Kingdom Hearts 1 ser o primeiro lançado, o primeiro na time line (até esse momento) é Birth By Sleep e o último até então é Dream Drop Distance. Então vamos entender essa bagaça, lembrando que eu vou seguir a ordem da time line e não da de lançamento!

Tudo começou na “Era do conto de fadas” muito antes de Birth By Sleep. Nessa era o mundo era cheio de luz, um mundo cheio de alegria que todos acreditavam que vinha de uma força invisível chamada de Kingdom Hearts, uma lua gigante em forma de coração. Essa força era protegida por um complemento, chamado de X-blade, responsável por não deixar que ninguém se apossasse dos poderes e mistérios do KH, não confundam essa X-blade com a keyblade, apesar delas serem pronunciadas da mesma forma, essa foi criada por forças sobre-humanas. Mas como sempre, chegou um tempo em que o mundo foi infestado por serumaninhos malvados que queriam essa luz para elas mesmas e assim as primeiras sombras começaram a surgir. Para tentar conquistar esse poder, os homens então construíram suas próprias keyblades, imitando X-blade original. Houve então uma grande batalha pelo poder de KH, que é contado no jogo Unchained X (disponível para androide e IOS, só em conta americana ou japonesa!). O resultado dessa batalha foi o desaparecimento do Kingdom Hearts (a lua), a criação das trevas e a X-blade de dividiu em 20 pedaços, 7 de luz e 13 de trevas. (Eu sei que o seu radar piscou agora, mas calma que a agente já chega lá.)

Algum tempo então se passou para que a era de Birth By Sleep chegasse. Nesse jogo, temos o trio, Terra, Aqua e Ventus (que orginal ein ¬¬) que são aprendizes de Eraqus (anagrama de square para você que não notou) que vão atrás de Xehanort, um antigo amigo de Eraqus que sumiu obcecado pelas trevas. Assim descobrimos que o careca estava tentando forjar uma nova X-blade, para recriar os mundos destruídos na Guerra das Keyblades e assim as trevas poderiam dominar tudo. Xehanort manipula Terra para que ele fosse dominado pelas trevas, dominando seu corpo, pois já estava velho e queria um corpo mais novo para continuar seus planos, somo apresentados então ao Terranort (o Terra de cabelo branco). Ventus, que era um ser de pura luz, precisa se unir com Vanitas, um ser de pura escuridão,para que a X-blade original possa ser recriada. A união acontece, mas Ventus sacrifica uma parte do seu coração para que a arma e Vanitas fossem destruídos, e isso o coloca em “coma”. Aqua, sozinha então, esconde o corpo de Ventus em Castle Oblivion, protegendo ele selando o mundo com a keybade de seu falecido mestre,(Terra mata Eraqus) todos então que entrarem em Castle Oblivion se perdem no esquecimento. A parte então que sobrou do coração de Ventus se funde com o coração de Sora, uma pobre criancinha inocente. Não me perguntem por que Vanitas tem a mesma cara que Sora, para mim isso foi orçamento curto. Aqua então luta com Terranort e fica presa no Realm Of Darkness, na tentativa de salvar o que restava de luz no corpo de Terra. Guarde essa informação pois vamos voltar para a Aqua lá no final do Post!

10 anos depois vem então o KH1, onde conhecemos Sora, Riku e Kairi. Sua ilha natal é invadida por Heartless, Riku, foi o escolhido original da keyblade para combater essas forças do mal, porém como havia sido consumido pelas trevas Sora vira o portador da Keyblade depois de mostrar seu valor. Com sua ilha destruída, Sora se junta a Donald e Pateta na busca por Riku, Kairi e o Rei Mickey. Nesse jogo descobrimos que Riku havia se entregue para as trevas, e Kairi  estava desacordada. Para acordar a menina Sora teve que liberar a parte dela que estava em seu coração, mas isso gerou por consequência dois outros nobodys, Roxas (vindo de uma parte do coração do Ventus, por isso eles se parecem) e o segundo é Namine, que veio da parte de Kairi. No final do Jogo Riku e Mickey ficam presos no Real of Darkness e Sora deve então procurá-los.

A continuação vem em Chain of Memories, que é divido em dois sub-jogos. No primeiro, Sora tenta salvar Namine que foi aprisionada por Marluxia no Castle Oblivion e no segundo chamado Reverse Re-birth, jogamos com Riku que trava uma luta interna para derrotar as trevas que estão em seu corpo e também Ansem que voltou a aparecer. Nesse jogo DIZ, conhecido também como Ansem the wise tenta se vingar de Organization 13 que o traiu quando ainda eram seus alunos. Ao final desse jogo, Sora escolhe dormir, para assim manter suas lembranças e não esquecer do seu passado. E é assim que vamos encontrar ele em KH2.

O jogo 358/2 e passa ao mesmo tempo que o Chain of Memories, porém é focada em Axel, Roxas e Xion. Nesse jogo vemos todos os dias que Roxas passou junto com a Organization 13, vemos o desenvolvimento da sua amizade com Axel e com a Nobody Xion. A Organização tem o objetivo de coletar corações para assim completar o Kingdom Hearts e fazer com seus membros voltem a ter corações. Descobrimos então que Xion é uma cópia de Roxas feita para agilizar esse processo. Quanto mais tempo ela passa com Roxas mais suas memórias se misturam com as dela, de Roxas e de Sora (que deu origem a tudo isso). Riku descobre que Sora só vai acordar assim que todas suas memórias retornarem para seu corpo, sendo assim ele parte para tentar encontrar Xion e Roxas e convence-los a se unirem a Sora novamente. Xion aceita e foge. Ela vai até Roxas para tentar convence-lo também, Xion morre em uma batalha com Roxas. Confuso pelo que aconteceu Roxas vai em busca de Riku para obter respostas, em uma batalha, Riku libera as trevas dentro de si o que leva o menino a ficar com a aparência de Ansem. Roxas é capturado e Sora está cada vez mais perto de acordar.

O próximo jogo é o KH2, onde Sora Donald e Pateta acordam o seu sono de 1 ano e vão em busca de Riku. No meio de jogo Kairi é sequestrada pela Organização 13, liderados por Xemnas (nobody de Xehanort, o careca lembra??). Roxas que havia sido capturado é levado a um mundo virtual com o propósito de passar suas memórias para Sora digitalmente.  Tá ficando meio doido, mas respira que vai dar tudo certo. Ao longo do jogo 2 Sora revisita alguns mundos e descobre o caminho para o Mundo que nunca foi (World That Never Was) onde fica a sede da Organization 13. Sora finalmente encontra Riku e Kairi e o grupo começa a subir o castelo juntos. Ao final eles conseguem derrotar a Organization e voltam para sua ilha, Destine Island.

Depois disso vem KH3! Mentira, não vem não. Vem um jogo chamado Re:Coded, que não altera muito a time line, você precisa saber apenas que ele vem logo em seguida dos acontecimentos de KH2, onde depois de analisar alguns journals de KH1, o rei Mickey descobre uma mensagem secreta, “O sofrimento deles será curado quando você retornar ao final disso. ” Assim é criado um mundo virtual para tentar ajudar a Mickey a mensagem. Nesse jogo então re-jogamos os acontecimentos de KH1, e descobrimos que a mensagem foi escrita por Namine, e que o “deles” a quem a mensagem se referia eram Terra, Ventus, Aqua, Roxas, Axel, Xion e Namine (Party Hard) então Mickey convoca o Sora verdadeiro para salvar essas pessoas (Tudo o Sora! Socorro).

E Por fim temos Dream Drop Distance, ou 3D. Xehanort está voltando, depois que Sora destruiu seu Nobody (Valeu Sora!). Assim o mestre Yensid (anagrama de Disney, para você que não percebeu), convoca Riku e Sora para o teste de Keyblade Master. Eles têm como missão visitar mundos adormecidos e acordá-los, 7 fechaduras devem ser abertas. Descobrimos então que os mundos eram um sonho de Sora, e que Xehanort, que aparentemente pode se teletransportar no tempo os coloca no World That Never Was. Com os 13 membros da Organization derrotados, eles voltam a ser quem eram antes de virarem Nobody’s. Xehanort tem como plano criar uma nova organização com 12 cópias de si mesmo em diferentes versões do passado, e colocar Sora como o décimo terceiro membro. Com uma nova organização lutando com os defensores da luz, Xehanort pretende iniciar uma nova Guerra de Keyblades que havia acontecido láááááá em cima antes de Birth By Sleep. Ta acabando juro!

Ao final de tudo, Eles conseguem derrotar Xehanort e todos acordam, menos Sora que ficou preso no seus sonhos. Riku então batalha com uma versão sombria de Ventus que estava em Sora, acordando Sora. Riku também descobre dentro de Sora uma pesquisa deixada por Diz que contém a chave para acordar Terra, Ventus e Aqua. Ao final desse jogo podemos ver que de fato uma nova Guerra de Keyblades esta para se formar, já que temos uma nova Organização 13 se formando, os 13 pedaços de trevas da X-blade, até agora vimos 8 personagens que podem ser confirmados como as 7 partes de luz que irão enfrentar essa nova Organization XIII, são eles: Sora, Riku, Mickey, Kairi, Lea (esse aqui é o Axel. ele se chamava Lea antes de virar Nobody e entrar para a Organization), Aqua, Ventus e Terra. Se você esta achando confuso é por que tá entendendo!

Socorro! Acabou! Tivemos o último jogo que saiu agora o 2.8 onde jogamos com Aqua que vaga pelo Realm Of Darkness tentando encontrar uma saída.

Esperamos que no KH 3 mais dúvidas sejam solucionadas, e que a história avance um pouco. Sites de especulação, dizem que o plot desse novo jogo será o Sora tentando acordar/encontrar Aqua e tentar colocar um final nos planos de Xehanort antes que uma nova Guerra das Keblades aconteça novamente. Apesar de ainda não ter data de lançamento, KH3 deve sair só em 2018, então até lá, dá tempo de entender tudo o que se passa antes.


Got it memorized?

Espero ter ajudado aqueles que gostam da série, e que possuíam algumas dúvidas sobre o enredo.Se você tem alguma dúvida deixa ai nos comentários que eu tento responder, se você tem algo que possa incrementar esse meu resumo, deixa ai nos comentários também!

Siga a Lívia nas redes sociais:

Instagram: http://www.instagram.com/hatsu93
Facebook: https://www.facebook.com/sasuhatsucosplay