Escolhidos para você

Por Rafael Borges

A galeria de vilões do Batman é tão rica e diversificada que seria impossível limitá-la a um pequeno número de descrições. Então, resolvi acrescentar alguns dos criminosos de Gotham que são um pouco menos conhecidos do grande público. Tenho certeza de que o caro leitor vai perceber que eles são tão ou mais interessantes quanto os vilões mais famosos.

Anarquia:

Batman-Outros-inimigos-1

Lonnie Machin é um garoto-prodigio que resolve criar uma identidade de vigilante para divulgar seus ideais contrários ao governo, às instituições militares às forçar de controle das massas em geral. Com sua capa vermelha e máscara dourada, ele representa um contraste completo à figura negra de Batman – que defende a lei e ordem.

Arlequina:

Batman-Outros-inimigos-2

Criada para o desenho animado dos anos 90, Harley Queen se transformou em um enorme sucesso entre os fãs do Homem-Morcego. Ela era uma psiquiatra que se apaixonou pelo Coringa nos corredores do Asylo Arkham – não se importando com os abusos que sofre nas mãos do “Sr. C”. O que é mais assustador na Arlequina é que a existência dela parece comprovar que a insanidade é contagiosa em Gotham City.

Cara de Barro:

Batman-Outros-inimigos-3

Existiram tantas versões deste personagem que os autores da DC já nem se preocupam mais com a cronologia do vilão ou com o nome do homem que se transformou em uma criatura deformada com aspecto de barro. O fato é que sua insanidade só rivaliza com o incrível poder de moldar a própria forma como um artista molda a argila, tornando-o um vilão totalmente imprevisível e mortal!

Chapeleiro Louco:

Batman-Outros-inimigos-4

Dependendo a versão do personagem que você conheceu, ele pode ser um cientista especialista em controle mental obcecado pelo clássico Alice No País das Maravilhas ou um psicopata com tendências à pedofilia que não consegue se manter longe de meninas loiras que lembram a protagonista dos livros de Lewis Caroll.

Crocodilo:

Batman-Outros-inimigos-5

Originalmente, Waylon Jones era um criminoso com um problema de pele que o fez conquistar a alcunha de “Crocodilo”. Mas as últimas versões apresentadas do personagem estão cada vez mais monstruosas, incluindo força sobre-humana e uma pele capaz de resistir a disparos de armas de fogo.

Espantalho:

Batman-Outros-inimigos-6

O Doutor Jonathan Crane é um psiquiatra insano que se especializou no estudo do medo e se vale de um gás alucinógeno para aterrorizar suas vítimas. Causar o medo nas pessoas se transformou em uma compulsão para o Doutor Crane. E a verdadeira motivação por trás de seus crimes é o prazer que ele obtém pelo terror que instiga.

Hera Venenosa:

Batman-Outros-inimigos-7

Se, por um lado, sempre paira a dúvida sobre o papel de vilã da Mulher-Gato, esse problema não existe com ex-botânica Pamela Isley. Com o poder de controlar as plantas, ela se tornou a primeira pessoa a defender a supremacia dos vegetais sobre a humanidade. Sua arma mais mortal é seu próprio beijo, já que seus lábios sensuais exalam uma toxina letal.

Morcego Humano:

Batman-Outros-inimigos-8

O Doutor Kirk Langstrom, era um especialista em morcegos que desenvolveu um soro que o transformou em um roedor alado super desenvolvido. Mais do que uma história trágica, o problema é que esse soro pode representar uma séria ameaça se cair em mãos erradas. Foi o que Tália Al Ghul comprovou quando criou um exército de Assassinos transformados em Morcegos Humanos com habilidades ninja.

Senhor Frio:

Batman-Outros-inimigos-9

O Doutor Victor Fries colocou sua esposa em estado criogênico na esperança de encontrar uma cura para a sua doença terminal. Mas as experiências que ele realizou acabaram por transformá-lo em uma criatura que só é capaz de sobreviver em temperaturas abaixo de zero.

Sr. Zsasz:

Batman-Outros-inimigos-10

Victor Zsazs é um assassino serial que faz um corte em seu corpo sempre que assassina uma nova vítima. Para ele a contagem de corpos é um corrida contra si mesmo e ele não pretende ficar para trás.

Ventríloquo e Scarface:

Batman-Outros-inimigos-11

Arnold Wesker é um ventríloquo de personalidade amena e aparência inofensiva. Mas ele projeta seu transtorno de personalidade múltipla em um boneco de madeira chamado Scarface, que se considera um implacável mafioso. Ou seria o boneco de madeira a fonte do mal que atormenta o Ventríloquo?

E para vocês? Qual o pior dos inimigos do Batman?