Escolhidos para você

Já estamos em 2015 e para quem é fã da saga “De Volta Para o Futuro” esse era um ano que prometia muito. No segundo filme da trilogia, Marty McFly viaja no tempo para 21 de outubro de 2015 e se espanta com tanta coisa diferente da sua época.

De-volta-pro-futuro-1

Levando em consideração que o filme é de 1989 – portanto tem 26 anos – é normal que eles tenham exagerado na dose ao tentar “prever” o que aconteceria no futuro. Mas o mais impressionante é ver que eles acertaram muitas coisas também! Vejamos o que já temos esse ano e o que o mundo tem a obrigação de nos proporcionar até outubro:

Acertos:

* Tablets: computadores pessoais pequenos e portáteis? Sim, os tablets foram previstos e corretamente acertados.

De-volta-pro-futuro-2

* Fim dos CDs: hoje em dia, cada vez mais notebooks são fabricados sem leitores de CD/DVD. Eles só não previram os Pendrives!

De-volta-pro-futuro-3

* Óculos tecnológicos: estão aí o RIFT e o Google Glass que não me deixam mentir. Apesar de ainda não ser uma tecnologia acessível a todos, quem sabe até o fim do ano já seja uma febre.

De-volta-pro-futuro-4

* Comando de voz: cada vez mais comuns em celulares e até em “casas tecnológicas”, muito se pode controlar com a voz nos dias de hoje.

De-volta-pro-futuro-5

* Telas de TV gigantes: sem comentários, né? Hoje em dia é uma coisa comum em qualquer casa. Principalmente por causa da Copa do Mundo! xP

De-volta-pro-futuro-6

* Tvs com vários canais: sua TV a cabo não tem uma opção de seleção de canal, onde passam 10 ou mais canais ao mesmo tempo para você decidir o que quer assistir? Ok, a culpa é nossa por não conseguir assimilar todas as informações ao mesmo tempo, mas a tecnologia esta aí.

De-volta-pro-futuro-7

* Outdoors eletrônicos: eles ainda não substituíram os convencionais, mas em vários lugares (aqui em Campinas, inclusive) temos Outdoors eletrônicos animados. Acho que o custo-benefício não deve compensar, mas a tecnologia existe.

De-volta-pro-futuro-8

* Videoconferência: principalmente em grandes empresas, essa é uma forma natural de conversação. E aposto que vez ou outra você já fez uso dessa tecnologia também!

De-volta-pro-futuro-9

* Controle de eletrônicos por gestos: não só videogames, mas TVs e computadores também já respondem a gestos. E isso parece ser cada vez mais frequente.

De-volta-pro-futuro-10

* Cinema 3D: sem comentários. Os efeitos não são tão realistas e ainda precisamos de óculos, mas praticamente todos os filmes importantes que vão para o cinema, tem versão em 3D.

De-volta-pro-futuro-11

* Câmeras digitais finas: se hoje fotografamos com o celular, e os celulares estão cada vez mais finos, mais um ponto para eles. Se for considerar apenas câmeras mesmo, também existem diversos modelos super finos.

De-volta-pro-futuro-12

Coisas que ainda esperamos:

* Portas com digitais: no máximo, desbloqueamos o iPhone e nos identificamos no banco com a digital. Mas se você for pensar na ausência da chave, qualquer hotelzinho mais chique que você se hospede, a abertura da porta é feita com cartões. Estamos quase lá!

De-volta-pro-futuro-13

* Hidratador de alimentos: alimentos desidratados existem, mas não como no filme. Aqui não vejo grandes vantagens, por isso acho que não teremos isso até o fim do ano.

De-volta-pro-futuro-14

* Tênis com cadarço automático: a Nike prometeu e eu exijo que cumpram! Se eles conseguirem mesmo fazer algo nesse estilo, aposto meu título de Conde que o lançamento será no dia 21 de Outubro.

De-volta-pro-futuro-15

* Coleiras robotizadas: o único exercício que faço além do levantamento de copo é o passeio com os cachorros. Inventem uma dessas e eu nunca mais levanto da cadeira!

De-volta-pro-futuro-16

* Roupa autossecante: Vi uma vez (acho que no Kickstarter) uma roupa que podia se limpar sozinha. Não lembro se ela se secava também… Mas não duvido que isso possa surgir até o fim do ano.

De-volta-pro-futuro-17

* Aparelhos de previsão do tempo: que estão sempre certos, incluindo a hora que a chuva começa e termina? Esse acho que não veremos tão cedo.

De-volta-pro-futuro-18

* Reator de Energia Movido a lixo: Bill Gates nos salvando nessa! Conforme eu contei nesse post aqui, ele já tem uma maquina que transforma lixo em água e energia. Só falta agora, até o final do ano, cada um ter o seu próprio JBO.

De-volta-pro-futuro-19

* Cartazes Holográficos: Terceiro lugar dos itens mais esperados de 2015. CADE HOLOGRAFIA? Tantas aplicações que consigo imaginar (a maioria puramente para diversão) e até agora nada? Vamos que da tempo, mundo!

De volta pro futuro 20

* Carros e skates voadores: Top 1 e 2 dos itens mais aguardados de 2015. A probabilidade de que aparecem (e se popularizem) até o final do ano é ínfima.

De-volta-pro-futuro-21

De-volta-pro-futuro-22

Portanto, mãos à obra, gênios, vocês tem muito trabalho a fazer!

Eu ainda tenho esperanças! E vocês?

* Roubei várias imagens do Manual do Homem Moderno, do meu amigo Ed! o/

  1. Felipe 13/01/2015

    Quanto às portas digitais, pode mudar para a lista de atuais, na verdade já existe há bom tempo. Fiz estagio em uma empresa que os funcionários não tem chaves, entrando somente com a digital, que ainda funciona como ponto eletrônico.

  2. Marcello 13/01/2015

    a fechadura por digital existe aqui no meu predio tem alguns que o pessoal colocou esse tipo de fechadura

  3. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Felipe 13/01/2015

    Felipe, eu sei que o sistema de digital existe e até ja tem em algumas casas. Mas no filme, as portas eram todas controladas com digital, coisa que não existe hoje em dia! As poucas “casas inteligentes” preferem usar outros mecanismos de identificação do que digital. Vai ser bem dificil que as casas estejam “digitalizadas” até o fim do ano! rs!
    Mas queria conhecer essa empresa ai, deve ser muito loko! auahuaha

  4. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Marcello 13/01/2015

    Aqui em campinas tem um prédio tecnológico – residencial mesmo – que todos os apartamentos tem fechadura digital. Mas convenhamos, está bem longe de ser uma tendência mundial, né Marcello?

  5. Flavia 13/01/2015

    Os tênis saem ainda esse ano… veja a coincidência… tinha acabado de ler essa matéria
    http://www.otempo.com.br/interessa/tecnologia-e-games/t%C3%AAnis-de-de-volta-para-o-futuro-ii-pode-ser-lan%C3%A7ado-neste-ano-1.973249

  6. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Flavia 14/01/2015

    Sim, esperamos que a Nike cumpra a promessa, Flavia!! xD

  7. […] o post “As previsões certas e erradas de “De volta para o Futuro” para 2015” nesse link aqui. Dentre elas está o tênis que se amarra sozinho, uma coisa relativamente simples, mas que se […]