Escolhidos para você

Por Rafael Borges

Em 1942, o psicólogo William Moulton Marston criou a Mulher-Maravilha. Baseada no mito das amazonas, a personagem foi desenvolvida como uma ação consciente para estabelecer uma imagem positiva para as mulheres nas histórias em quadrinhos. Devido ao seu pioneirismo e indubitável caráter arquetípico, a personagem se transformou em um símbolo da liberação feminina.

Batman-75-anos-Mulher-Gato1

Mas sejamos sinceros: você conhece alguma mulher que se identifique com a Mulher-Maravilha? Tirando a ideia básica de que ela é uma versão feminina do Super-Homem e todas as associações de poder que essa imagem lhe concede, eu nunca conheci alguém que tivesse a menor admiração por nenhum traço da personalidade dela.

Batman-75-anos-Mulher-Gato2

Por outro lado, não há garota que seja capaz de se ver refletida no espelho com um batom vermelho sangue e não se sinta um pouco Mulher-Gato.

Batman-75-anos-Mulher-Gato3

Selina Kyle é a verdadeira personificação da liberdade feminina. Com sua personalidade marcante e seu charme inegável, ela se tornou ao mesmo tempo um símbolo da sensualidade e da igualdade das mulheres perante aos homens.

Batman-75-anos-Mulher-Gato4

Ela é uma mulher que se fez por si só. Usando apenas as habilidades físicas e mentais que desenvolveu ao longo dos anos, ela se transformou em uma ladra procurada internacionalmente e uma aventureira mascarada capaz de rivalizar com os maiores super-heróis do planeta.

Batman-75-anos-Mulher-Gato5

O criador do Homem-Morcego, Bob Kane, alega em entrevistas que escolheu a figura do gato como representação do aspecto misterioso da feminilidade. O gato é um animal independente, cheio de personalidade e se move de forma ao mesmo tempo elegante e delicada. Apesar de tudo isso, ele pode ser agressivo, sorrateiro e é considerado uma máquina perfeita de caçar.

Batman-75-anos-Mulher-Gato6

Desde a década de 30, os roteiristas mostram a ladra felina como uma personagem pioneiramente ambígua no mundo das Histórias em quadrinhos. Claro, ela é capaz de quebrar a lei e cometer roubos. Mas também mostra um desejo de deixar o passado negro para trás.

Batman-75-anos-Mulher-Gato7

Talvez seja essa possibilidade de redenção que a atrai para a figura do Batman. Mas também há a questão da força incorruptível do caráter do Homem-Morcego que fascina a alma de Selina Kyle. Afinal, ela se desiludiu com todas as figuras masculinas que conheceu. Nas palavras que Frank Miller escreveu para a personagem no clássico Batman – Ano Um: “O problema com os homens é que eu nunca conheci nenhum de verdade.

Batman-75-anos-Mulher-Gato8

Já do ponto de vista de Bruce Wayne… Acho que não é preciso realizar grandes extrapolações para imaginar o que o leva a se sentir tentado perante a estonteante figura da Mulher-Gato, certo?

  1. Luíza 18/12/2014

    Poxa, eu sempre gostei muito mais da Mulher-Maravilha do que da Mulher-Gato (a ponto de colecionar tudo dela e querer colocar o nome da minha filha Diana…sério!). A mitologia grega como elemento da história dessa heroína sempre me fascinou, fora que eu sempre achei massa a ideia de ela, além de ser linda, forte, invulnerável e poder voar, ainda falar várias línguas, do inglês ao grego antigo… Pronto: agora vc já conhece alguém que se identifica mais com a Diana do que com a Selina. 😉

  2. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Luíza 19/12/2014

    Não há como negar a grandeza e o pioneirismo da Mulher-Maravilha, né Luíza??
    Além do que, Diana é um nome lindo mesmo! xD
    Acho que o Rafa vai ficar feliz de ler seu comentário e poder dizer agora ele conhece alguém que gosta mais dela! ^~

  3. Jack 22/12/2014

    Confesso que apesar de não concordar com algumas atitudes da Mulher-Maravilha, ela sempre foi a minha preferida entre as duas!

  4. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Jack 24/12/2014

    Como eu não conheço nenhuma das duas a fundo, Jack, acho q a Mulher-Gato ainda me ganha! rs