Escolhidos para você

O R7 resolveu comparar alguns jogos antigos com suas versões atuais e fez montagens com as duas telas para mostrar a evolução gráfica dos games.

Comparação-Jogos-1

Realmente é impressionante ver a qualidade que temos hoje em dia e como antigamente nos contentávamos com pouco.

Comparação-Jogos-2

Claro que há anos atrás, não poderíamos desejar mais qualidade, simplesmente por não saber que um dia ela existiria e chegaria ao nível atual. E olha que alguns eram surpreendentes mesmo para aquela época.

Comparação-Jogos-9   Comparação-Jogos-6

Mas na contramão do post original, eu fique olhando as imagens e pensando: “Caraca, como eu me divertia com esses jogos antigos”. Na verdade, hoje EXIGIMOS que qualquer game tenha uma qualidade gráfica no mínimo excelente, senão, começam as reclamações. Mas parando para analisar, até que ponto os gráficos são importantes?

Comparação-Jogos-4

Hoje, temos muita tecnologia e a criação de um game está diretamente ligada a capacidade criativa do desenvolvedor. Se antes um jogo de zumbi deveria ter zumbis, hoje em dia não é mais suficiente. Apenas meros zumbis não satisfazem a massa, é preciso inovar, criar novidades, fazer monstros incrivelmente poderosos e assustadores.

Comparação-Jogos-7

Vejam alguns outros exemplos:

Comparação-Jogos-3 Comparação-Jogos-11 Comparação-Jogos-10 Comparação-Jogos-8 Comparação-Jogos-5

Talvez eu seja uma exceção à regra, mas sou do tipo que prefere o clássico. Se me entretiver e for divertido, não precisa me encantar com o visual. Ou talvez eu não seja tão exceção assim, visto o sucesso que Flap Bird fez. Pode ser que a moda retrô, ainda que modestamente, esteja começando a afetar os games. Talvez seja impulsionada por nós, old gamers, que fomos tão felizes na infância jogando Carmen Sandiego (que eu fiz questão de apresentar para a Punky! xP).

Comparação-Jogos-12

Sei que isso é relativo, mas gostaria de saber a opinião de vocês. Você chega a um lugar com duas portas e pode escolher: na porta 1, jogar qualquer versão do Mario anterior a 91 ou na porta 2, qualquer versão superior a 2000.

Qual porta você escolheria?

PS: A pedidos, vou disponibilizar Carmem Sandiego para Download nesse link aqui. Mas já aviso que ele não roda em W8 e em W7 eu não testei. O PC dela ainda tem o velho e bom W-ME.

*imagens via portal R7

  1. Clay 09/12/2014

    O único jogo que me importo com o gráfico,pq não teve melhoria até hoje é o TIBIA hauhauhauhauha tenho até vergonha de ser paladina la e usar meu outfit verde limão

  2. Alexandre 10/12/2014

    Bom dia, desenvolvo jogos educativos (no momento só para android) e gostaria de saber se você poderia falar dele no seu blog. O último jogo que desenvolvi se chama mensalão e possui uma história bem diferente do usual. Os personagens do folclore resolveram se juntar para formar um mensalão, já que estão sendo esquecidos por conta da cultura externa. Você é um policial federal e tem como objetivo prendê-los. Durante essa jornada, você vai aprender curiosidades, história, geografia, etc sobre os estados brasileiros. O jogo é no estilo Carmen San Diego.
    Qualquer dúvida estou a disposição.
    Obrigado.

  3. diego 10/12/2014

    como faço para achar esse jogo? carmem san diego? lembro que jogava ele e um de canos para nao deixar o esgoto verde derramar na casa da minha tia num cpu que tinha aqueles disquetes enormes, rsrsrrsr obrigado. Com devido respeito, tirando o futebol pelo qual sou defensor ferrenho dos atuais, os jogos retros sao os melhores, abraço

  4. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Clay 10/12/2014

    Eu tenho jogado Minecraft!!! Vou dizer o q?

  5. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu diego 10/12/2014

    Então, Diego!! Eu penei para achar!! rs
    Mas editei o post e coloquei o arquivo lá para download, ok?

    E eu tb gosto dos jogos de futebol atuais, mas ainda curto fazer uns golzinhos com Allejo, o Deus do Futebol! auahuahauhau

  6. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Alexandre 10/12/2014

    Fala Alexandre!!

    Me manda um email no pausaparanerdices@gmail.com que conversamos!!

    Abraço!

  7. Keyko 11/12/2014

    Nooooossa! De fato mudamos muito! Eu tenho emulador de consoles mais antigos e volta e meia aprecio a qualidade gráfica (como o do Zelda – A Link To The Past). A série Donkey Kong era uma das que tinham melhores gráficos. A Rare fez milagre com o SNES! \o/

  8. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Keyko 11/12/2014

    É, nesse post tem só os mais diferentes, né?? Mas tem muita coisa que estava a frente do seu tempo, né Keyko?

  9. walber 15/12/2014

    ae Le ! o Carmem não funfa no W7 não 🙁 …. vou ter que instalar um Virtual Machine com o XP pra ver se funfa…. ver a punk jogando ele deu saudades :~( ….. esse jogo dava pra perder umas horinhas agradáveis !!! abraço !!

  10. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu walber 17/12/2014

    Obrigado pela informação, amigo!!
    E para os leitores que quiserem jogar, fica a dica da Virtual Machine! xD

    Abraço!!