Escolhidos para você

O que define um super-herói?
Em minha opinião, três características diferem esses personagens de todos os demais gêneros literários. São elas:

1) O combate ao mal:

Batman-Origem

Não dá pra se considerar um super-herói se você ganhar poderes especiais, mas não sair de casa pra fazer coisa alguma. Desde os tempos da mitologia grega, o que define o herói é sua luta contra aquilo que considera errado.

2) O uso da fantasia como recurso para ocultar sua identidade secreta:

Batman-Origem-2

Encontramos todos os dias em heróis uniformizados por aí, sejam policiais, bombeiros ou até atletas profissionais. Mas a diferença é que os super-heróis usam roupas extravagantes para esconder sua verdadeira identidade.

3) Habilidades especiais:

Batman-Origem-3

Supostamente, o termo “super” é utilizado para descrever as habilidades sobre-humanas que os personagens usam para combater seus inimigos, certo? Não no caso do Batman.

A história oficial dita que os super-heróis surgiram em 1938, quando o Super-Homem fez sua estreia na célebre primeira edição da revista Action Comics. Empolgada pelo sucesso, a National Publications – atualmente DC Comics – encomendou ao desenhista Bob Kane aquele que seria o segundo super-herói do mundo, o Batman.

batman_75-anos-1

Mas, ao contrário de seu antecessor kryptoniano, o Homem-Morcego combate o crime utilizando apenas as capacidades que qualquer pessoa poderia possuir se as tivesse aperfeiçoado durante toda a vida. Apesar de subverter o conceito original, a criação do Batman acabou por tornar a definição de super-herói ainda mais abrangente.

Batman-Origem-6

Agora, é possível afirmar que o Fantasma, publicado em 1936 por Lee Falk também é um super-herói. Repare que ele sai de uma caverna para enfrentar seus inimigos, valendo-se do medo que instiga com a fama de “espírito que anda“. É mais ou menos como um certo detetive encapuzado, não é?

Batman-Origem-4

Da mesma forma, não é possível negar que o Zorro, criado em 1919 pelo escritor Johnston McCulley, sempre foi um super-herói. Assumidamente, o personagem influenciou a origem do Homem-Morcego. Não é coincidência que ele seja um milionário que lute contra o mal vestido de preto. Além disso, ele conta até com o auxílio de um mordomo.

Batman-Origem-5

O resultado de tudo isso é que, após a criação do Batman, não é mais pré-requisito ter nascido em um planeta distante ou ser picado por uma aranha radioativa. Qualquer pessoa pode ser um super-herói. Mas esse não é o único aspecto universal sobre a origem do Batman, como vou tratar no próximo texto.

Alguém tem alguma dúvida sobre essa origem? xD