Escolhidos para você

Esse fim de semana fui ao cinema conferir “Capitão América 2: O Soldado Invernal”. A sequencia da história do maior herói norte-americano conta como Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de estar décadas depois de seu tempo. Em parceria com a Viúva Negra (Scarlett Johansson), ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal.

capitao-america-o-soldado-invernal3

Expectativa: confesso que apesar da ser Marvel Maníaco, o Capitão não é um dos meus heróis preferidos. Junte isso a algumas decepções nos últimos filmes e o resultado é que eu queria ver o CA2, mas sem grandes esperanças.

Realidade: saí do cinema feliz! Será que as reclamações dos fãs tem surtido efeito? A história foi bem construída, os personagens fiéis (dentro do possível) e as cenas de luta muito bem feitas!

capitao-america-o-soldado-invernal7

Sabe, as histórias do Capitão América nas HQs são basicamente assim: sem muito uso de superpoderes e com muitos discursos, jogadas políticas e porradas/arremessos de escudo/trocas de tiro. Quando se fala de SHIELD, pode acrescentar espionagem também! E foi EXATAMENTE o que eu vi no cinema. Parecia que estava lendo uma HQ em movimento, coisa que acho que não tinha me acontecido até hoje e por isso fiquei surpreso e agradecido. As cenas de efeitos especiais foram substituídas por cenas de ação empolgantes e bem executadas e o longa só ganhou com isso.

capitao-america-o-soldado-invernal6

Todos os atores estavam extremamente confortáveis no papel (até Emily “Thorne” VanCamp, que cansei de ver em Revenge, está muito bem como a futura affair do Capitão, a Agente 13 e em nada lembrando a vingadora do seriado!). O Soldado Invernal foi muito bem caracterizado e Sebastian Stan teve uma atuação impecável, dando vida a um grande vilão. Além disso, Anthony Mackie viveu um Falcão igual ao das HQs (só senti falta da Asa Vermelha, ela podia ter aparecido só de leve…  🙁), o que lhe rende muitos pontos positivos.

capitao-america-o-soldado-invernal5

capitao-america-o-soldado-invernal4

capitao-america-o-soldado-invernal2

Alguns detalhes são importantes para quem vai assistir ao filme. Portanto, lembre de se atentar às seguintes cenas:

A lista que o Capitão tem das coisas que ele deve conhecer da época em que ficou congelado: a primeira parte da lista muda para cada região onde o longa está sendo exibido. A nossa lista é exclusiva do Brasil e tem nomes bizarros!

A visita ao cemitério, numa das ultimas cenas: a lápide que aparece em destaque tem uma frase muito famosa de outro filme muito conhecido!

A briga de Steve com Batroc, o Saltador: como um homem normal pode dar trabalho para o grande Soldado Americano? Sendo ele George St. Pierre! O lutador de MMA interpreta um dos inimigos de Rogers e a cena é beeeeeeeem legal!

As cenas pós-créditos: novamente temos 2 cenas, uma logo que termina a história e outra só depois que terminam de subir todos os créditos. Assim como aconteceu em Thor 2, a primeira é MUITO importante e a segunda não tem absolutamente nada demais.

O colar que Viúva Negra usa: Natasha Romanoff usa um cordão com um pingente em formato de flecha durante várias cenas. Isso foi uma ideia da própria Scarlett Johansson, para dar profundidade à personagem e fazer um elo com o Gavião Arqueiro.

capitao-america-o-soldado-invernal

Resumindo, se você tem qualquer receio de ir ao cinema ver o homem da bandeira, perca-o agora! Recomendo como não recomendei nenhum filme da Marvel até agora! Ele é mais sombrio, mais sério (ainda que tenha pegadas de humor, feitas nas horas certas e pelos personagens certos), mais fiel e mais intenso! Acertaram nos uniformes (o traje do Falcão ficou devendo, mas vá lá, a adaptação faz referencia ao universo Ultimate), na representação dos personagens e nos atores escolhidos. Capitão América 2 te leva num mergulho dentro do homem por trás do escudo, mostrando vários aspectos da sua vida, incluindo dramas morais e fantasmas do passado! Dou cinco escudinhos pra Marvel! xD

E vocês? Já assistiram Capitão América 2? O que acharam?

  1. Pinzitow 29/04/2014

    Adorei a resenha hehe, verdade! E quanto às coisas que são boas pra prestarmos atenção: eu me desatentei às últimas cenas pós créditos + o cinema pos uma legenda na frente da frase da tal lápide :G & na lista de ‘afazeres’ do Rogers eu acabei prestando atenção no fim da lista e não no começo haha 🙁

  2. Leandro "Conde" Lanzillotta respondeu Pinzitow 30/04/2014

    Obrigado, Pinzitow!!
    Então, eu até ia colocar a lista aqui no post, mas achei q era spoiler demais! auahuah
    Da uma olhada na net q vc acha fácil!
    E eu que nem prestei atenção na hora? Tava pegando pipoca ou algo do tipo, a Penny que me falou que tinha a Xuxa na lista e quando cheguei em casa fui investigar! auhauhau
    Queria assistir de novo por causa dessas coisas… xD