Escolhidos para você

Não é segredo pra ninguém que se eu tivesse que escolher como o mundo acabaria, seria em apocalipse zumbi.

E pelo visto, várias outras pessoas se interessam pelo universo dos mortos-vivos. Fato é que o assunto está na moda.

Eis que recebo então, um convite no Facebook, para o jogo oficial do “The Walking Dead”.

TWD1

Detesto receber convite de aplicativos (aliás, sabiam que da pra bloquear as solicitações de aplicativos daqueles amigos mais malas insistentes?), mas dessa vez resolvi dar uma conferida. E tenho que admitir que não me arrependi.

TWD2

O gráfico do jogo é bacana e a jogabilidade é muito boa. Mas o que chama a atenção é o sistema diferenciado: ele é por turno.

Fuinciona da seguinte maneira:

Como todo bom RPG (Role-playing Game), você recebe uma missão e vai pra onde quiser, como quiser e quando quiser.

Mas em todos os cantos, podem surgir mortos-vivos errantes ou algum dos corpos pode se erguer do chão de repente.

O seu personagem tem uma quantidade de passos limitados. Enquanto não há zumbis na tela, você pode repetir seu turno e ir caminhando dentro do limite do personagem.

TWD4

Quando você tromba com um errante, surge o aviso de “DANGER” (PERIGO) e a partir daí, as ações passam a ser alternadas: uma ação sua, outra do zumbi.

Se na sua ação você resolver fugir, o zumbi usará a ação dele para te perseguir. Se você resolver enfrenta-lo, você tem a preferencia do ataque. Se errar, ele te ataca.

Caso decida atacar, surgirá uma mira que andará de um lado para o outro. Quando ela passar pela cabeça ou corpo do alvo, basta clicar para realizar o ataque.

TWD8

Os zumbis morrem com um único golpe. Já os personagens controlados pelo jogador precisam de duas ou mais mordidas do zumbi para morrer. Em caso de morte você retorna ao acampamento.

Além do sistema de turnos, outros detalhes tornam o jogo ainda mais legal:

  • Você tem missões básicas de pegar água, gasolina ou comida. Quando você atinge a quantidade requerida de recursos, você enfrenta missões especiais, iguais as que nossos heróis enfrentaram na série da TV.
  • Durante o jogo, você encontra zumbis com as fotos dos seus contatos do Facebook. Então você aniquila as formas zumbificadas dos seus amigos e ainda tem a oportunidade de publicar isso no mural deles.
  • Conforme você evolui, pode trocar de armas, sendo que cada nova arma traz benefícios diferentes (como ganhar um turno extra se acertar o golpe em cheio na cabeça)
  • Cada arma tem duas ações diferentes. Ou seja, se você estiver usando um machado, pode crava-lo na cabeça do zumbi ou corta-la fora e pisar em cima.
  • Além dos personagens, o jogo também utiliza as músicas da série.
  • Existem vários tipos de armas. Desde rifles até ferro de passar roupa e frigideira.

TWD7

E pra finalizar, aqui vão algumas dicas (de um iniciante, ainda estou no lvl 9!):

  • Verifique a dificuldade da arma e dê preferência as mais fáceis de usar.
  • Se você for atacado, perde estamina. Sem ela, você não consegue jogar. Portanto, quando ganhar mais membros pra sua equipe, use o rifle semiautomático com o seu personagem principal e armas de contato (taco, machado, etc…) com o que for acompanha-lo. Se o personagem secundário perder estamina, você pode troca-lo na próxima missão. Já o personagem principal não pode ser substituído. Fique sempre atirando de longe com ele.
  • Quando terminar uma missão, clique em Keep Going, pois apesar de gastar pontos de energia (que são recuperados automaticamente) você não perde tempo voltando pro acampamento e já continua coletando recursos.
  • Tente localizar e eliminar todos os zumbis do mapa, pois cada zumbi morto lhe garante pontos extra de experiência.

Para acessar o jogo, basta clicar no link abaixo estando logado no facebook.

http://apps.facebook.com/amcwalkingdeadgame/?fb_source=bookmark_apps&ref=bookmarks&count=0&fb_bmpos=2_0

E vocês? O que acharam do jogo?